Portal ECAC – Login, Código de Acesso, Certificado Digital → Confira

O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte é um site da Receita Federal que oferece diversos recursos e ferramentas para realizar serviços fiscais sem burocracias. Entre outras coisas, os usuários poderão verificar no portal ecac a situação fiscal, realizar o cadastro específico do INSS, verificar rendimentos, analisar se o CPF tem pendências etc.

Esse portal permite a comunicação direta entre o contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, com a Receita Federal do Brasil. Os recursos oferecidos são colocados as ordens da população com total garantia de sigilo fiscal, em um ambiente totalmente seguro.

Com uma série de recursos e ferramentas, o atendimento virtual ecac poderá te ajudar bastante na visualização de informações fiscais, emissão de documentos, consultas e muito mais. E para tirar todas as suas dúvidas sobre o Portal E-CAC, nós elaboramos esse artigo com informações e dicas sobre o atendimento.

O que é o Portal ECAC?

O ECAC é um portal eletrônico da Receita Federal onde os contribuintes poderão acessar a uma série de informações e recursos. Através do ecac receita federal é possível:

  • Verificar se há pendências na declaração do IRPF
  • Emitir o comprovante de inscrição no CPF
  • Analisar a situação fiscal
  • Emitir 2 via da DCTF
  • Entre outras coisas.

Essa plataforma é a principal forma de comunicar-se com a Receita Federal, tanto para pessoas físicas quanto para empresas de pequenos, médios e grandes portes. No entanto, para ter acesso aos serviços oferecidos através do portal ECAC será necessário gerar um código de acesso que possuam uma duração de 02 anos. Após esse período expirar, será necessário gerar uma nova chave.

Portal ECAC

Para obter acesso total aos serviços com total segurança, o indicado é obter o Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ. Os contribuintes poderão escolher entre duas chaves: a A1, um programa que será instalado em seu computador e terá validade de um ano ou o A3, que pode ser um cartão ou um token.

No Portal do eCAC é possível acessar a uma série de recursos, como mencionamos no início desse artigo. Veja quais são os principais serviços oferecidos pelo portal:


01. Inscrição, Alteração e Consulta de Atividade Econômica no Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF);


02. Inscrição, Alteração e Consulta de Matrícula do Cadastro Específico do INSS (CEI);


03. Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);


04. Consulta de Informações Cadastrais no Cadastro de Pessoa Física (CPF);


05. Complementação de Informações Cadastrais no CPF;


06. Consulta Pendências / Situação Fiscal;


07. Notificações em Auditoria de Compensação em GFIP;


08. Notificações e Autos relativos à Entrega de Declarações;


09. Consulta Despacho Decisório PER/DCOMP;


10. Consulta Ação Fiscal do Simples Nacional.


Entre vários outros tipos de informações fiscais. Através do portal é possível visualizar todas as opções disponíveis. No entanto, é preciso saber fazer o login na plataforma para acessar tais recursos.

Como fazer login ECAC?

Para acessar todos os serviços fiscais da Receita Federal Ecac, o contribuinte deverá, antes de tudo, realizar o login na plataforma. Depois de inserir as suas informações de contato na página de login, o contribuinte terá acesso ao sistema. Nesse momento será possível analisar suas informações fiscais, verificar pendências, visualizar notificações entre outras coisas.

Com o seu código de acesso em mãos, veja o passo a passo a seguir com bastante atenção para não errar no momento de fazer login na plataforma:

Portal ECAC

Passo 1: Acesse a página do Atendimento Virtual da Receita Federal clicando aqui (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual).


Passo 2: Assim que a página carregar, clique em “Acessar”. Em seguida será necessário informar o CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha. Depois de preencher todos os campos, será necessário clicar em Avançar. Se você já possui o Certificado Digital, clique na imagem ao lado.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 3: Você deverá clicar na opção correspondente ao seu certificado para baixar o arquivo para ser importado no programa de acesso.


Passo 4: Pronto, depois de realizar o login, agora você terá acesso a todos os serviços financeiros oferecidos pela Receita através do E-CAC.


Como gerar código de acesso?

Para poder acessar todos os serviços oferecidos no portal, os contribuintes deverão gerar o código de acesso ecac. O código gerado terá uma validade de até dois anos. No entanto, é possível gerar um novo código mesmo que o antigo ainda esteja válido.

Essa função é especialmente útil caso o contribuinte tenha esquecido a sua senha ou código de acesso.

Esse código é gerado pelo próprio sistema da Receita Federal, de forma simples e rápida. Se você não sabe como gerar um novo código de acesso, confira atentamente as dicas que separamos a seguir:

Portal ECAC

Passo 01. A primeira coisa a ser feita é acessar o portal do e-CAC clicando aqui (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/atendimento-virtual).


Passo 02. Ao lado de “Acessar”, será possível visualizar a opção “Gerar Código de Acesso”. Nessa página será possível escolher entre gerar código de acesso para pessoa física ou jurídica.


Passo 03. Agora você deverá informar o número do seu CPF, a data de nascimento e os caracteres que aparecerão na imagem de segurança. Depois de preencher tudo, clique em “Avançar”.


Passo 04. Na próxima página informe os dados solicitados e os números dos recibos do IRPF. Leia todas as instruções para gerar a senha.


Depois basta ir voltar a página inicial do Atendimento Virtual, clicar em acessar, inserir as informações de acesso solicitadas e clicar em entrar.

Como cadastrar um procurador?

Um procurador pode ter acesso aos serviços fiscais do portal eCAC em nome de terceiros. No entanto, para cadastrar um procurador será necessário possuir o certificado digital para constituir a procuração eletrônica.

Veja a seguir todos os passos para cadastrar um procurador no portal Ecac receita:

Portal ECAC

Passo 01. Acesse o site ECAC da Receita Federal. Nessa página. Assim que a página carregar, clique em “Atendimento Virtual” e, posteriormente, em “Certificado Digital”.


Passo 02. Nas opções dessa página, clique em “Senhas e Procurações”. Agora clique em “Cadastro, Consultas e Cancelamento – Procuração e-CAC”.


Passo 03. Na página de cadastro, defina se as informações do procurador serão de uma pessoa física ou jurídica, além de escolher qual será o período de validade.


Passo 04. Em seguida, defina as atividades que o procurador poderá fazer em seu nome. Agora clique em cadastrar procuração. Após o aviso aparecer, clique em executar.


Passo 05. Nessa página você deverá clicar em “assinar documento”. Informe a sua senha e o seu certificado digital.


Passo 06. Depois de realizar as assinaturas e definição de senha do procurador, encerre o seu cadastro.


O Portal eCAC é uma página da Receita Federal do Brasil onde pessoas físicas e jurídicas podem realizar consultas de informações fiscais pela internet, com total sigilo e segurança.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário utilizando o formulário abaixo para que a gente possa te ajudar.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Portal ECAC – Login, Código de Acesso, Certificado Digital → Confira

1 respostas para “Portal ECAC – Login, Código de Acesso, Certificado Digital → Confira”

  • Oséias de Freitas Daniel 18 de março de 2019 às 19:46

    olá, ainda continuo precisando de ajuda pois, a computador que eu realizei minha declaração de 2018 queimou pedi tudo que estava nele inclusive o numero do recido que é o que eu preciso no momento, eu já tenho o numero do código de acesso que fiz no portal do ECAC porem ele já esta vencido e também esqueci minha senha, ai esta o meu problema preciso do numero de recibo da declaração de 2018 para conseguido tenha entrar no ECAC para isso preciso de um novo código de acesso para geral um novo código preciso do numero do recibo de 2018 que e o rela motivo pelo qual preciso do ECAC se eu tivesse o recibo de 2018 não precisaria do ECAC no momento.

    Responder

Deixe um comentário